* Escritor * Poeta * Colunista *Roteirista * Contista *

Raphael Miguel
PROJECTO 78
Fique por dentro dos diversos projetos de Raphael Miguel em processo de criação, escrita, lançamento ou negociação.
Entenda cada um deles de forma detalhada, sob a ótica do próprio escritor.
Descubra o Projecto78 através de perguntas e respostas
O que é o Projecto78 mencionado por Raphael Miguel?
O Projecto78 nada mais é do que o conjunto de tudo o que Raphael Miguel produz relacionado à literatura e cultura pop. Isso engloba as crônicas na coluna O TOP DO POP; as poesias, contos e microcontos avulsos publicados em antologias; romances; roteiros; desde aqueles já finalizados quanto os em processo de criação.
Qual a abrangência do Projecto78?
A abrangência do projeto é ilimitada e tem a ver com as propostas recebidas pelo autor e sua respectiva aceitação. O escritor deve estar preparado para os mais diversos desafios e é disso que o Projecto78 se alimenta. Portanto, é um projeto aberto que pode englobar todo um universo literário.
O Projecto78 pode migrar para outros campos?
Tudo depende do tempo, propostas e oportunidades. Por se tratar de um projeto aberto, existe possibilidade de migrar para outros campos, sim. Nada pode ser descartado.
O acervo literário de Raphael Miguel é bastante vasto graças aos desafios que o autor aceita. Isso faz com que o Projecto78 seja encorpado. Há algo mais que o escritor gostaria de fazer e ainda não fez?
Conto com um acervo bem diversificado e tenho muito orgulho disso. Tento escrever histórias diversas e não me manter preso a um tema. Além disso, as modalidades de escrita são infinitas. Mas, sempre fui apaixonado por rock e, quando adolescente, cheguei a escrever algumas canções originais em português e inglês. Com o tempo, acabei me desfazendo dessas letras, mas seria um desafio interessante voltar a compor. Também, gostaria muito de elaborar enredos para HQs, algo que sempre me fascinou.
Como começou o Projecto78?
Quando comecei a escrever, estava totalmente dedicado ao que se tornou A Saga de Esplendor. Durante um ano e meio, desenvolvi a história, criei o Mundo Conhecido, forjei personagens e me diverti muito com aquilo. Na minha cabeça, estava claro que o hobby giraria em torno daquele universo próprio e específico. O que eu não sabia, na época, era que este era o começo de todo um projeto literário. Quando já estava terminando o primeiro livro da Saga de Esplendor, A Angústia do Conselheiro, tive meu primeiro contato com a Andross Editora e haviam aberto o período de inscrição para diversas antologias, dentre elas, Além das Cruzadas. Então, desenvolvi um conto inédito chamado O Domador de Dragões que tem ligação direta com o que estava escrevendo na Saga de Esplendor. O conto foi aprovado, mas eu queria mais. Aproveitei a chance e escrevi outros contos saindo da minha zona de conforto. Nesta mesma época surgiram O Bruxo Azul & O Espírito Indomável (a ser lançado em breve na Antologia Criaturas do Submundo, pela Editora Wish), O Sobrevivente (lançado no livro 2500: um novo mundo, pela Editora Illuminare) e Apenas Uma Partida (lançado no livro Letras do Brasil, pela Editora Illuminare). Foi então que percebi que poderia ser um pouco mais ambicioso e comecei a elaborar o Projecto78. Em pouco tempo estava com uma Saga em seu primeiro livro completo e quatro outros contos inéditos.
Então, o Projecto78 começou com um romance e quatro contos?
Sim. A Saga de Esplendor, com dois contos derivados (O Domador de Dragões e O Bruxo Azul & O Espírito Indomável) e outros dois autônomos (O Sobrevivente e Apenas Uma Partida).
Quer dizer que existem contos que pertencem à Saga de Esplendor?
Não. O que pretendi fazer, e fiz, é juntar algumas histórias dentro de um mesmo universo. Isso não quer dizer que esses contos pertencem à Saga, mas que fazem parte da mesma mitologia. Dessa idéia, pensei em expandir o Mundo Conhecido e apresentei outras histórias dentro do mesmo universo. Essas histórias, ainda que não interligadas, fazem parte do mesmo selo, aquele que chamei de Selo Agat, o mesmo nome do principal Reino dentro do Mundo Conhecido e onde se passa A Saga de Esplendor.
Selo Agat? Pode explicar melhor?
Selo Agat é a forma como identifico as histórias que se passam dentro do mesmo universo, neste caso, dentro do Mundo Conhecido. Sempre que a história conter alguma referência dentro do Selo Agat, o leitor poderá fazer links entre outras histórias e entender melhor onde se passa o enredo. Essas histórias podem ser tanto romances como contos, ou até poesias. A mesma ideia me fez criar o Selo Urbano.
E o que é o Selo Urbano?
Como o Selo Agat, o Selo Urbano reune as histórias dentro de um nicho e um universo coeso e compartilhado entre os personagens. Enquanto o Selo Agat traz histórias dentro do Mundo Conhecido, época medieval, o Selo Urbano conta histórias que se passa em uma realidade paralela do Planeta Terra, tendo como um dos pontos centrais a cidade de Curumim, um lugar fictício e contemporâneo.
Todas as histórias se passam dentro de um desses universos/selos?
Até gostaria de fazer TODAS minhas histórias dentro do mesmo nicho, mas isso é quase impossível dado à abertura que o Projeto78 representa. Poesias, por exemplo, são difíceis de se encaixar em um desses Selos. Outros exemplos dentro do Projeto78 que não se encaixam em nenhum dos Selos são: o conto folclórico O Bravo Pirarucu (a ser lançado pela Editora Darda na Antologia Seres Amazônicos); e o conto monarquista De um amigo para o Imperador (publicado pela Revista Varal do Brasil, edição 36 de julho de 2015).
Isso é interessante, mas como o leitor saberá encaixar as histórias dentro de um determinado Selo?
Se o leitor tiver tido contato com mais de uma obra do mesmo nicho, ele saberá identificar. Alguém que leu O Domador de Dragões na antologia Além das Cruzadas e ler O Redentor do Inferno na vindoura antologia Phantasia, saberá que se passam no mesmo universo e pertencem ao Selo Agat. Alguém que leu Louca Paixão e adquirir um exemplar de O Livro do Destino, fará os links necessários para perceber que as histórias se passam no mesmo universo e pertencem ao Selo Urbano. Não subestimo meus leitores e quero que eles se divirtam tentando relacionar as histórias.
Dentro do Projecto78 existem obras incompletas?
Não diria que são incompletas, mas que ainda estão em construção. O termo projeto, por si só, deixa explícito que existem histórias que ainda estão sendo trabalhadas, outras em processo de criação e algumas que ainda pertencem ao campo das ideias. Muito do que quero fazer ainda não chegou ao papel, mas o projeto existe para que isso aconteça mais cedo ou mais tarde. Também existem histórias que sequer foram publicadas ou submetidas à análise.
Por que o número 78 para dar nome ao projeto?
Isso é segredo.
Agora que o Projecto78 está explicado, que tal conhecer as obras de Raphael Miguel ainda em construção?
ÁCIDO & DOCE
A história acompanha dois personagens centrais e suas desventuras enquanto almejam um lugar ao sol. Muitas intrigas, reviravoltas, sexo, drogas e rock n roll. Ácido & Doce é justamente isso, um enredo alucinante do início ao fim que promete viciar os leitores.
Atualmente, o primeiro livro da série intitulado Veneno Original já foi terminado e está em processo de segunda revisão.
A trama de Ácido & Doce pertence ao Selo Urbano e é programada para render três livros da série: Veneno Original; Drogas de Amor (título provisório); e Flor Suicida (título provisório).
A SAGA DE ESPLENDOR
O primeiro dos projetos do Projecto78, A Saga de Esplendor nasceu da vontade de Raphael Miguel em criar um universo próprio onde passariam suas histórias fantásticas. Recheada de seres místicos, heróis e vilões, A Saga de Esplendor prende o leitor do início ao fim, fazendo-o mergulhar de cabeça nas intrigas do Mundo Conhecido.
A Saga tem início com o ataque inesperado do Príncipe Deserdado R'Hancor, Rei de R'Hagat, ao reino vizinho e irmão de Agat. Após o embate, a trama começa a se desenvolver e Mendel, Conselheiro-Mor do Reino de Agat se vê obrigado a desvendar os mistérios que motivaram o ataque e as verdadeiras intenções de R'Hancor.
Destaque para a vasta gama de personagens e intrigas que se apresentam ao decorrer do enredo.
A Saga de Esplendor é composta de três livros, sendo que o primeiro, A Angústia do Conselheiro, está pronto e aguarda publicação.
A pioneira e mais ambiciosa das histórias de Raphael Miguel é, também, a razão de existir o Selo Agat.
MIRIM
Pelas ruas da cidade de Curumim, um vigilante espreita.
Mauro Malter era o orgulhoso investigador-chefe do Departamento de Proteção e Repreensão aos Crimes Contra Crianças e Adolescentes (DE.PR.A.C.A.) de Curumim, mas uma experiência traumática lhe faz rever seus conceitos e assumir um alter-ego para proteger as crianças das garras de malfeitores.
A útlima aventura de Malter como Mirim, intitulada O Último Confronto foi compelida em conto e publicada pela Editora Illuminare no livro Modus Operandi.
Mirim pertence ao Selo Urbano e está em revisão de escrita e argumento.
Por fim, uma lista de todos os projetos de Raphael Miguel até o momento:
EM DESTAQUE:

O Livro do Destino
Primeiro livro-solo de Raphael Miguel que será lançado no Brasil e em Portugal pela Chiado Editora.